Reserva do Itamaracá

Saiba qual o perfil de imóvel é o ideal para você!

Existem diversos tipos de construções residenciais. Para ajudar você na escolha do imóvel, preparamos esse conteúdo com alguns dos tipos mais usuais e suas características!

Conheça os tipos de imóveis mais comuns do mercado

Para orientar a sua missão, preparamos uma lista com os tipos de imóveis disponibilizados usualmente pelo setor imobiliário. A partir desses dados, certamente, você terá mais parâmetros para facilitar a tarefa. Confira!

Quitinete                                

A quitinete é muito comum em cidades que têm universidades ou uma demanda de moradia para pessoas solteiras ou casais sem filhos. É uma habitação compacta, com área que varia entre 15 m² a 40 m².

Geralmente, ela tem um quarto, sala e cozinha conjugadas e integradas à área de serviço.

Como o espaço é menor, ela é prática, fácil de decorar, de fazer a limpeza e de manter a organização. Também é um atrativo para investimento, principalmente por haver sempre uma boa procura por esse tipo de moradia.

Casa geminada

Esse tipo de moradia engloba construções idênticas, com a mesma divisão interna, o mesmo visual, compartilhando o mesmo telhado e erguidas em um terreno repartido proporcionalmente. A separação entre elas é feita por uma parede, como se fosse uma divisória.

O estacionamento, as áreas de lazer e serviço são espaços das casas geminadas que podem ser compartilhados. Como a responsabilidade de cuidar fica por conta dos respectivos moradores, a integração e a conquista de novas amizades são facilitadas.

Além disso, com um bom relacionamento, você sempre poderá contar com o vizinho para observar a residência enquanto faz uma viagem, por exemplo.

A casa geminada é uma alternativa para alugar e para comprar. É possível encontrar uma de boa qualidade, bem localizada e com um bom preço.

Apartamento

O apartamento é uma unidade domiciliar que ocupa uma fração de um edifício administrado por um síndico escolhido entre os moradores ou contratado para isso. Esses apartamentos têm suas divisões de cômodos definidas e, geralmente, são especificados pelo número de quartos que têm.

Podem oferecer 1, 2, 3 ou mais dormitórios, com suíte ou não, cozinha, banheiro, área de serviço, área de lazer e vaga de garagem. Em alguns condomínios, é possível contar com academia, parquinho, salão de festas, quadras esportivas, área de churrasqueira, segurança monitorada 24 horas, entre outros.

Um apartamento também pode ser identificado pela quantidade de andares que tem, ou seja: duplex e triplex.

O duplex é um apartamento com dois pavimentos, e o triplex, com três. São apartamentos maiores, em geral localizados na cobertura de edifícios, em função de suas infraestruturas.

A divisão dos espaços costuma ser da seguinte maneira: as áreas sociais e de serviço ficam no primeiro pavimento e, no andar de cima, estão os quartos e banheiros. Quanto ao triplex, o terceiro pavimento é destinado à área de lazer, que pode incluir salão de jogos, sauna e piscina.

Outro tipo de apartamento é o giardino ou garden. Ele é comumente procurado por quem está trocando uma casa por esse modelo de moradia. Ele fica normalmente situado no andar térreo e dispõe de jardim e até de um quintal. Pode também contar com churrasqueira e piscina.

Flat

Também conhecido como apart-hotel, é um apartamento residencial com cozinha, geladeira e banheiro, que dispõe de serviços similares a um hotel, mas com taxas menores e sem as formalidades características de uma hospedagem.

Os benefícios variam conforme as regras do condomínio, mas, usualmente, estão incluídos os serviços de porteiro 24 horas, lavanderia, área de lazer, camareira, televisão, manobrista e restaurante.

Loft

O termo é usado na definição de apartamento amplo, que não tem os ambientes divididos por paredes, com pé-direito alto, mezanino e grandes janelas (o que favorece a iluminação natural, a economia de energia elétrica e uma visão distinta do espaço urbano ao redor).

É uma habitação inspirada nos antigos galpões industriais e armazéns dos Estados Unidos da América, na década de 1970. Naquela época, eram reformados e habitados por profissionais liberais, publicitários, artistas e executivos.

Pela sua característica, proporciona uma flexibilidade para que você use o lugar da maneira mais conveniente, conforme a rotina e as necessidades.

Cobertura

É localizada no último andar dos prédios de apartamento e geralmente disponibiliza diversas facilidades, como diferenciais em relação às demais unidades do edifício: área de lazer externa com churrasqueiras, sauna, espaço para musculação e piscinas, por exemplo.

Ela oferece um ótimo espaço para morar. Sua área, no geral, equivale ao tamanho de dois apartamentos do prédio onde está situada, com os bônus de dias ensolarados, lazer e descontração.

Além disso, permite vivenciar a privacidade típica das casas e a segurança proporcionada pela vida em condomínio. Outra vantagem é a possibilidade de personalizar o espaço de acordo com o seu jeito de ser.

Após a leitura deste post, você percebe como é imprescindível conhecer o perfil de imóvel e os diferentes tipos disponíveis no mercado para alugar ou comprar. É preciso fazer uma boa avaliação. As opções são muitas e isso ajuda na hora da procura. Dessa forma, você acertará na escolha, associando as suas conveniências às vantagens da edificação escolhida.

Agora que você sabe da importância de conhecer o perfil de imóvel e quais são os tipos mais disponíveis no mercado para facilitar a sua vida na hora de comprar ou alugar, que tal usar as suas redes sociais e compartilhar esta publicação com os amigos?