Reserva do Itamaracá

Mini hortas: traga a natureza para sua casa (ou apartamento!)

Trazer a natureza para dentro de casa, mesmo que em pequenas proporções, pode oferecer muita alegria e frescor para o ambiente!

Uma das formas de deixar a casa mais verde, principalmente para quem não tem muito espaço em casa, é o cultivo de mini hortas. Uma horta em casa pode ser um projeto familiar, estimulando os membros da família a passarem mais tempo juntos, e oferecendo aprendizado ás crianças sobre responsabilidade e contato com a natureza, além de proporcionar uma alimentação mais saudável.

Qualquer espaço serve! Em casa ou no apartamento, uma jardineira na varanda, alguns vasinhos na pia da cozinha ou área de serviço… Não seria uma delícia ter hortaliças fresquinhas ao alcance das mãos a qualquer hora do dia?

Algumas plantinhas de fácil cultivo: manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, erva-doce, alface e couve (as duas últimas precisam de um pouquinho mais de espaço). Vale lembrar que o local escolhido para abrigar a horta precisa ter boa incidência de luz natural e cada tipo de planta tem uma frequência de irrigação diferente.

Veja algumas ideias abaixo e inspire-se para fazer sua hortinha em casa!